Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Atividade lipolítica do leite com células somáticas ajustadas para diferentes níveis

Texto completo
Autor(es):
M.V. Santos [1] ; C.A.F. Oliveira [2] ; L.F.B. Augusto [3] ; A.A. Aquino [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
[2] USP. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
[3] USP. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
[4] USP. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 59, n. 4, p. 832-836, 2007-08-00.
Resumo

Estimou-se a origem da atividade lipolítica do leite com contagens de células somáticas (CCS) ajustadas para diferentes níveis. A partir de lotes de leite cru com baixa (100.000 cel/ml) e alta (1.000.000 cel/ml) CCS, formaram-se três tratamentos: A) leite com baixa CCS; B) leite com alta CCS; C) leite originalmente com baixa CCS e com adição de células somáticas. O leite foi submetido à pasteurização e armazenado por 21 dias sob refrigeração a 6ºC. Durante o período de armazenamento, foram coletadas amostras nos dias 1, 7, 14 e 21 para avaliação da concentração de ácidos graxos livres (AGL). Não foi observado efeito de tratamento sobre a concentração de AGL, durante todo o período de armazenamento e nem em cada dia de coleta isoladamente, cujas médias de AGL, após 21 dias, foram de 0,181; 0,159 e 0,153meq/kg, respectivamente, para os tratamentos A, B e C. Observou-se efeito do tempo de armazenamento sobre a concentração de AGL do leite, independentemente dos tratamentos, com teores de AGL de 0,121meq/kg para o dia 1 e de 0,219 para o dia 21. Pode-se concluir que, independentemente da contagem de células somáticas do leite cru, ocorre aumento da lipólise do leite pasteurizado durante o período de armazenamento. A adição de células somáticas ao leite, originalmente com baixa CCS, não aumentou a taxa de lipólise durante o armazenamento refrigerado. (AU)

Processo FAPESP: 03/08045-1 - Efeitos da remocao de celulas somaticas pela microfiltracao sobre composicao e atividade enzimatica do leite.
Beneficiário:Marcos Veiga dos Santos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular