Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprendizado da coordenação de comportamentos primitivos para robôs móveis

Texto completo
Autor(es):
Antonio Henrique Pinto Selvatici [1] ; Anna Helena Reali Costa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Laboratório de Técnicas Inteligentes - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Laboratório de Técnicas Inteligentes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sba : Controle & Automação; v. 18, n. 2, p. 173-186, 2007-06-00.
Resumo

Para ter uma aplicação real, um robô móvel deve poder desempenhar sua tarefa em ambientes desconhecidos. Uma arquitetura para robôs móveis que se adapte ao meio em que o robô se encontra é então desejável. Este trabalho apresenta uma arquitetura adaptativa para robôs móveis, de nome AAREACT, que aprende como coordenar comportamentos primitivos codificados por Campos Potenciais através de Aprendizado por Reforço. A atuação da arquitetura proposta, após uma fase de aprendizado inicial, é comparada com a apresentada por uma arquitetura com coordenação fixa dos comportamentos, demonstrando melhor desempenho para diversos ambientes. Os experimentos foram realizados no simulador do robô Pioneer, da ActivMedia Robotics®. Os resultados experimentais obtidos neste trabalho apontam também a alta capacidade de adaptação da arquitetura AAREACT para um ambiente e tarefa especificos. (AU)

Processo FAPESP: 02/11792-0 - Aareact - adaptacao automatica de parametros da arquitetura react para o guiamento de robos moveis.
Beneficiário:Antonio Henrique Pinto Selvatici
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado