Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desperdício de exames complementares na avaliação pré-operatória em cirurgias de catarata

Texto completo
Autor(es):
Carlos Eduardo Leite Arieta [1] ; Maurício Abujamra Nascimento [2] ; Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira [3] ; Newton Kara-José [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 20, n. 1, p. 303-310, 2004-02-00.
Resumo

O objetivo deste experimento clínico foi determinar a freqüência dos exames considerados dispensáveis numa rotina pré-operatória de facectomias e avaliar os gastos com eles. Se o paciente foi sorteado para testes-seletivos, solicitou-se que nenhum teste fosse executado, a menos que o paciente apresentasse um novo problema médico, ou piora de uma doença preexistente, a qual requeresse os testes independentemente da realização da cirurgia. Para pacientes sorteados para testes-rotineiros, foram solicitados: eletrocardiograma, dosagem de hemoglobina e glicemia de jejum. Foram calculados os gastos com exames considerados desnecessários. A amostra de 1.025 pacientes incluiu 513 sorteados para testes seletivos e 512 para testes rotineiros. A freqüência de eventos adversos intra-operatórios foi semelhante nos dois grupos (p = 0,923). O grupo de testes seletivos realizou de 60,7% menos exames que o de testes rotineiros. Os resultados sugerem que a requisição seletiva de exames pré-operatórios em facectomias, além de não prejudicar o paciente do ponto de vista de complicações clínicas intra-operatórias, possibilita expressiva economia de recursos quando comparada à atual rotina. (AU)

Processo FAPESP: 00/02373-9 - Testes pre-operatorios na cirurgia de catarata ambulatorial em adultos. influencia na suspensao de cirurgias, estudo das indicacoes e repercussoes economicas.
Beneficiário:Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado