Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Controle do amadurecimento de carambolas com 1-MCP

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Henrique de Almeida Teixeira [1] ; José Fernando Durigan [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Depto. Tecnologia
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Depto. Tecnologia
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 28, n. 3, p. 339-342, 2006-12-00.
Resumo

O 1-metilciclopropeno (1-MCP) inibe a ação do etileno retardando o amadurecimento de muitos frutos climatéricos e não-climatéricos. Considerando a potencialidade do 1-MCP em retardar o amadurecimento, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito inibitório desse bloqueador da ação do etileno sobre o amadurecimento de carambolas mantidas em condições de ambiente. Frutos da cultivar Fwang Tung, colhidos no estádio de maturação verde-maduro (50% amarelos), foram tratados com 1-MCP a 500 etaL.L-1 e 1.000 etaL.L-1 em caixas plásticas hermeticamente fechadas por 24 horas, a 25(0)C. Depois da aplicação, estes frutos e os controle (sem tratamento) foram transferidos para ambiente a 21,6+0,9(0)C e 59,7% UR, onde foram mantidos por até nove dias, sendo amostrados a cada três dias. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial (duas concentrações de 1-MCP e o controle, com quatro períodos de avaliação). Foram utilizadas três repetições com seis frutos por tratamento e período de avaliação. A respiração dos frutos foi significativamente reduzida em 36,62% e 68,89%, quando se aplicaram 500 etaL.L-1 e 1.000 etaL.L-1 de 1-MCP em relação aos não-tratados, respectivamente. O uso do 1-MCP levou também à melhor manutenção da coloração dos frutos, todavia o amadurecimento dos mesmos não foi significativamente retardado pelo uso deste produto. (AU)

Processo FAPESP: 00/13237-9 - Uso de carambolas (Averrhoa carambola L.) na produção de produtos minimamente processados: determinação do ponto de colheita adequado, uso do tratamento térmico como desifetante, estabelecimento da melhor temperatura para armazenamento, uso da atmosfera modificada e dos ácidos cítrico e ascórbico como aditivos
Beneficiário:Gustavo Henrique de Almeida Teixeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado