Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Escala diagramática para avaliação da mancha marrom de alternaria de citros

Texto completo
Autor(es):
Marisa Silveira Almeida Renaud [1] ; Lilian Amorim [2] ; Silvia Afonseca Lourenço [3] ; Marcel Bellato Spósito [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[2] USP. ESALQ. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[3] USP. ESALQ. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[4] Fundecitrus
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Summa Phytopathologica; v. 34, n. 3, p. 270-271, 2008-09-00.
Resumo

Com o objetivo de padronizar as avaliações da severidade da Mancha Marrom de Alternaria, foi desenvolvida uma escala diagramática considerando a distribuição, a forma, a freqüência das lesões e os níveis mínimo e máximo de severidade encontrados em campo. Dois tipos de lesões comuns em campo foram representados na escala, pequenas de formato circular ou irregular (0,1; 1; 2,5; 5; 11 e 25 % da área do fruto lesionada) e grandes, nesse caso sempre circulares (1; 2,5; 5; 10 e 17 % da área do fruto lesionada). A validação da escala foi feita em duas etapas: na primeira, quatro avaliadores estimaram a severidade de 79 fotos de frutos sintomáticos, sem o uso da escala, e na segunda, os avaliadores estimaram a severidade dos mesmos frutos com o uso da escala. Quando a escala não foi utilizada, o r² estimado para todo o conjunto de dados foi 0,69, o intercepto (a) 1,42 e o coeficiente angular (b) 0,77. Com o uso da escala, esses parâmetros foram de 0,84, 1,59 e 0,84, respectivamente. A escala mostrou-se adequada para avaliações da severidade da Mancha Marrom de Alternaria em frutos cítricos. (AU)

Processo FAPESP: 03/06171-0 - Escala diagramatica para avaliacao da mancha marrom de alternaria de citros e efeito de variaveis climaticas na pre-penetracao de alternaria alternata f. sp. citri.
Beneficiário:Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado