Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tratamento dietético da hiper-homocisteinemia na doença arterial periférica

Texto completo
Autor(es):
Luciene de Souza Venâncio [1] ; Roberto Carlos Burini ; Winston Bonetti Yoshida [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Metodista de Piracicaba
[3] UNESP. FMB. Departamento de Cirurgia e Ortopedia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Vascular Brasileiro; v. 9, n. 1, p. 28-41, 2010-00-00.
Resumo

A homocisteína está envolvida na gênese da aterosclerose e, assim, é considerada um importante e prevalente fator de risco na doença arterial periférica. O estado nutricional vitamínico deficiente, em especial do folato, é a principal causa de hiper-homocisteinemia nesses casos. Embora ainda não haja consenso sobre a dose exata e a forma de utilização do folato em suplementos e sobre adequação alimentar ou fortificação de cereais para o tratamento da hiper-homocisteinemia, diversos estudos realizados em pacientes com doença vascular periférica mostraram que o folato, isoladamente, pode reduzir as concentrações de homocisteína, bem como a concentração de alguns marcadores biológicos do processo de aterosclerose. No entanto, estudos recentes não comprovaram esse benefício sobre o processo inflamatório associado à hiper-homocisteinemia. Desta forma, embora a utilização isolada do folato seja uma terapêutica custo-efetiva no controle da hiper-homocisteinemia, seu impacto na evolução das doenças arteriais ainda persiste inconclusivo. Esta revisão abordará os efeitos obtidos com as diversas formas de utilização do folato no tratamento da hiper-homocisteinemia. (AU)

Processo FAPESP: 03/06133-0 - Efeitos da suplementacao vitaminica de acido folico sobre a homocisteina em individuos portadores de doenca arterial periferica.
Beneficiário:Winston Bonetti Yoshida
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular