Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Percepção de ruído em sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado

Texto completo
Autor(es):
Emilse Aparecida Merlin Servilha [1] ; Marina de Almeida Delatti [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Curso de Medicina - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 19, n. 2, p. 138-144, 2014-04-00.
Resumo

Objetivo Identificar a percepção de alunos universitários sobre o ruído em sala de aula e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado. Métodos Participaram 100 universitários da área da saúde, de dez salas indicadas como ruidosas por seus professores. Os participantes preencheram um questionário com questões abertas e fechadas sobre presença, tipo, fonte e valoração de ruído, suas repercussões sobre a aula e estratégias para minimizá-lo. As respostas fechadas foram analisadas descritivamente e comparadas intercursos. Resultados A média de idade foi de 21,3 anos, com predominância do gênero feminino (85%) e de solteiros (91%). A universidade e as salas de aula foram consideradas ruidosas pelos alunos que autoindicaram-se como a maior fonte de ruído. Informaram que reagem diante do ruído, com esforço para ouvir, dificuldade de concentração e irritação, com interferência no aprendizado, notas e saúde. Conclusão Os alunos identificaram o ruído como um fator comprometedor do processo ensino-aprendizagem, perceberam seu papel nesse contexto e mostraram-se proativos na criação de um ambiente favorável ao aprendizado. (AU)

Processo FAPESP: 11/21571-0 - Percepção do nível de ruído de sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a aula e a saúde
Beneficiário:Marina de Almeida Delatti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica