Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Linfocitose monoclonal de células B: uma breve revisão para clínicos gerais

Texto completo
Autor(es):
Daniel Mazza Matos [1] ; Roberto Passetto Falcão [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Department of Clinical Medicine - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Department of Clinical Medicine - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: São Paulo Medical Journal; v. 129, n. 3, p. 171-175, 2011-05-00.
Resumo

A linfocitose monoclonal de células B (LMB) é uma condição médica recentemente descrita que exibe similaridades biológicas com o mais comum subtipo de leucemia em adultos de países ocidentais, qual seja, a leucemia linfocítica crônica (LLC). Critérios diagnósticos foram publicados com o intuito de separar as duas entidades. A prevalência global da LMB é pelo menos 100 vezes maior do que a da LLC, o que, indiretamente, sugere que a LMB não é necessariamente uma condição pré-leucêmica, embora, em algumas circunstâncias, casos de LLC possam realmente ser precedidos pela LMB. Em virtude dessa alta taxa de prevalência, clínicos gerais e mesmo outros especialistas não hematologistas têm grande chance de deparar-se com casos de LMB em suas rotinas clínicas. A LMB é classificada como "LMB clínica", "LMB de screening populacional" e "LMB atípica", sendo que o manuseio clínico dos indivíduos afetados depende substancialmente dessa diferenciação. A presente revisão fornece um guia para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com LMB. (AU)

Processo FAPESP: 07/52462-7 - Citogenética clássica e cariótipo espectral (SKY) aplicados à caracterização da leucemia linfocítica crônica B (LLC-B) imunoestimulada pelo oligonucleotídeo DSP30 e IL-2
Beneficiário:Fábio Morato de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 05/59209-0 - Pesquisa de linfocitose b monoclonal em filhos de pacientes com leucemia linfocitica cronica nao familiar.
Beneficiário:Daniel Mazza Matos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado