Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Distribuição de Leptopharsa heveae em seringal no Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Francisco Jorge Cividanes [1] ; Fernando da Silva Fonseca [2] ; Terezinha Monteiro dos Santos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Dep. de Fitossanidade
[2] Plantações E. Michelin Ltda
[3] Universidade Federal de Lavras. Dep. de Entomologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 39, n. 10, p. 1053-1056, 2004-10-00.
Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar a distribuição vertical e sazonal do percevejo-de-renda, Leptopharsa heveae Drake & Poor, 1935 (Hemiptera: Tingidae), em plantio de seringueira, Hevea brasiliensis Müell Arg., localizado em Pindorama, SP. A amostragem foi efetuada considerando-se folhas situadas nos lados norte e sul e na metade interna e externa de ramos nos terços inferior, médio e superior das plantas. As ninfas foram abundantes de março a maio e de outubro a novembro, fato igualmente verificado com adultos, de março até início de julho e durante novembro. Constatou-se que L. heveae distribuiu-se similarmente nas diferentes partes das seringueiras, o que facilita a amostragem. Assim, ninfas e adultos podem ser amostrados em folhas localizadas na parte externa de ramos presentes no terço inferior, lado norte ou sul, de seringueiras. (AU)

Processo FAPESP: 98/10657-5 - Determinacao das exigencias termicas e da distribuicao de leptopharsa heveae drake e poor (heteroptera: tingidae) em plantas de seringueira.
Beneficiário:Francisco Jorge Cividanes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular