Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Spirorchiids (Digenea: Spirorchiidae) infectando uma tartaruga marinha de pente Eretmochelys imbricata (Linnaeus 1758) no Brasil

Texto completo
Autor(es):
M.R. Werneck [1] ; B.M.G. Gallo [2] ; R.J. Silva [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Fundação Pró-Tamar
[2] Fundação Pró-Tamar
[3] UNESP. IB. Departamento de Parasitologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 60, n. 3, p. 663-666, 2008-06-00.
Resumo

Relata-se a ocorrência de Amphiorchis caborojoensis Fischthal & Acholonu 1976 e Carettacola stunkardi Martin e Bamberger 1952, em um exemplar juvenil de tartaruga marinha de pente Eretmochelys imbricata Linnaeus 1758 no Brasil. Foram coletados cinco trematódeos da espécie A. caborojoensis, dois no intestino delgado e três no fígado e dois exemplares adultos de C. stunkardi no lavado corporal. Destes apenas a espécie A. caborojoensis já tinha sido relatada como parasita dessa espécie de quelônio marinho. Esta é a primeira descrição de parasitas em E. imbricata em águas brasileiras e na área do Atlântico Sul Ocidental, e o segundo relato de membros da família Spirorchiidae na mesma região. (AU)

Processo FAPESP: 07/59504-7 - Estudo da helmintofauna de tartarugas marinhas procedentes da costa brasileira.
Beneficiário:Reinaldo José da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular