Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

História ferroviária e pesquisa: a consolidação da temática nas pesquisas de pós-graduação no Brasil (1972-2016)

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Romero de Oliveira [1] ; Lucas Mariani Correa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Topoi (Rio de Janeiro); v. 19, n. 38, p. 140-168, 2018-08-00.
Resumo

RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais dissertações e teses que se dedicaram à temática ferrovia desde a criação dos programas de pós-graduação até os dias atuais, entre os anos de 1972 até 2016. Nosso intuito é problematizar mudanças e influências teóricas e metodológicas nos diversos períodos estipulados para análise e, por conseguinte, traçar um panorama geral dessa produção acadêmica, dando ênfase às fontes e bases historiográficas utilizadas, locais de produção e interpretação/abordagem da ferrovia enquanto objeto. Por fim, dissertarmos se houve ou não mudanças reais nos trabalhos ao longo do período estudado. Utilizamos como fonte as monografias, selecionando-as após uma leitura prévia e escolhendo as que traziam metodologias e problematizações ligadas à História, mesmo que de outras áreas (CNPq). (AU)

Processo FAPESP: 16/15921-2 - Memória Ferroviária - Perspectivas Interdisciplinares de Registro e Ativação do Patrimônio Industrial
Beneficiário:Eduardo Romero de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular