Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A ATRIBUIÇÃO DO ACENTO NOS ADVÉRBIOS EM –MENTE NO PORTUGUÊS: DISCUSSÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS E RÍTMICOS

Texto completo
Autor(es):
Thais Holanda de ABREU-ZORZI [1] ; Gladis MASSINI-CAGLIARI [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Linguística - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto); v. 62, n. 2, p. 381-408, 2018-08-00.
Resumo

RESUMO Este artigo objetiva apresentar uma discussão a respeito do comportamento prosódico dos advérbios em – mente no Português Arcaico (PA) e no Português Brasileiro (PB) sob o viés das Fonologias Prosódica e Métrica. Para a descrição do estatuto prosódico desses advérbios, sobretudo no PA, elegeram-se como corpus as 420 cantigas em louvor à Virgem Maria, conhecidas como Cantigas de Santa Maria (CSM), e as 1251 cantigas profanas (510 de amigo, 431 de escárnio e maldizer e 310 de amor). Por outro lado, elegeu-se como corpus de estudo do PB um recorte do banco de dados do “Corpus Online do Português”, elaborado em conjunto pelos pesquisadores Michael Ferreira, da Universidade de Georgetown, e Mark Davies, da Brigham Young University . A partir da coleta e da análise dos advérbios em - mente nos corpora , concluiu -se que tais advérbios são, do ponto de vista prosódico, compostos (um acento lexical e um secundário), tanto em PA como em PB, visto que podem ser considerados estruturas que são formadas por partes independentes entre si, em que a Regra de Atribuição do Acento atua em domínios distintos: nas bases já flexionadas e no “sufixo” –mente . (AU)

Processo FAPESP: 11/18933-8 - O estatuto prosódico dos advérbios em -mente: um estudo comparativo entre Português Arcaico e Português Brasileiro.
Beneficiário:Thais Holanda de Abreu-Zorzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado