Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Biometria por ultrassonografia da musculatura epaxial e pélvica em equinos treinados com rédea Pessoa

Texto completo
Autor(es):
Kátia de Oliveira [1] ; Ricardo Velludo Gomes de Soutello [2] ; Ricardo da Fonseca [3] ; Andréa Machado Lopes [4] ; Paulo César da Silva Santos [5] ; Juliana Mara Freitas Santos [6] ; Ana Cristina Massarelli [7] ; Juliana Silva Rodrigues [8] ; João Henrique da Silva Vera [9]
Número total de Autores: 9
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[8] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[9] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 9
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 44, n. 11, p. 2045-2051, 2014-11-00.
Resumo

Objetivou-se avaliar o emprego da rédea Pessoa no treinamento de equinos atletas, como auxiliar de condicionamento físico, sobre a biometria avaliada pela ultrassonografia das musculaturas epaxial (Longíssimus Dorsi, Gluteus Medius e Musculus Multifidus) e pélvica (Biceps Femoris e Semitendinosus). Foram utilizadas oito éguas da raça Quarto de Milha, com idade média de cinco anos, 400kg de peso vivo, treinadas com a rédea Pessoa duas vezes por semana, durante dois meses. As variáveis foram mensuradas, antes e após o treinamento, consistindo das avaliações de espessura (cm) do Longíssimus Dorsi e área transversal (cm2) dos músculos, Gluteus Medius, Biceps Femoris, Semitendinosus e Musculus Multifidus. Observou-se efeito significativo do treinamento com rédea Pessoa sobre os músculos Biceps Femoris (P<0,01) e Musculus Multifidus (P<0,01), no qual os valores médios da área transversal, na avaliação final, foram de 28,66cm2 e 14,29cm2, respectivamente. Concluiu-se que o treinamento com a rédea Pessoa modifica o funcionamento muscular, promovendo a hipertrofia do Musculus Multifidus e Biceps Femoris de equinos (AU)

Processo FAPESP: 13/13472-8 - Avaliação biomecânica e muscular em equinos atletas treinados com rédea pessoa
Beneficiário:Kátia de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular