Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desempenho das Amostras do Canal Cervical e do Fundo de Saco no Diagnóstico da Neoplasia do Colo Uterino

Texto completo
Autor(es):
Luiz Carlos Zeferino ; Jamira Machado Ramos Catharino ; Marco Aurelio Salvino de Araujo ; Luiz Carlos Borges da Silva ; Silvia Regina Vedoato ; Júlia Kawamura Tambascia ; Edson Zangiacomi Martinez
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 22, n. 3, p. 129-134, 2000-04-00.
Resumo

Objetivos: comparar o desempenho das amostras do canal cervical e fundo de saco vaginal para o exame colpocitológico no diagnóstico da neoplasia do colo uterino. Métodos: foram constituídos três grupos seqüenciais: grupo 1) 10.048 mulheres com amostras da ectocérvice e fundo de saco, utilizando espátula de Ayre; grupo 2) 3.847 mulheres com amostras da ectocérvice, fundo de saco e canal cervical, utilizando espátula de Ayre e escova cytobrush; grupo 3) 4.059 mulheres com amostras da ectocérvice e canal cervical, utilizando espátula de Ayre e escova cytobrush. A metodologia estatística utilizou análise de variância (ANOVA) e comparação de proporções. Resultados: os percentuais de exames alterados dos grupos 2 (2,6%) e 3 (2,4%), incluindo todas as lesões escamosas e glandulares, foram significativamente maiores que no grupo 1 (2%). Os percentuais de diagnóstico da lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (LIE-BG) não foram estatisticamente diferentes entre os três grupos (1,27; 1,25 e 1,07%). Por outro lado, os percentuais de diagnóstico da lesão intra-epitelial escamosa de alto grau (LIE-AG) foram significativamente maiores nos grupos 2 (0,81%) e 3 (0,77%) do que no grupo 1 (0,54%). A diferença entre os percentuais dos grupos 2 e 3 não foi estatisticamente significante. Conclusões: a amostra do canal cervical melhora o desempenho do exame colpocitológico para o diagnóstico da lesão intra-epitelial escamosa de alto grau, ao passo que a amostra de fundo de saco não interfere significativamente nos percentuais de diagnóstico das lesões intra-epiteliais. (AU)

Processo FAPESP: 97/13321-5 - Avaliacao da perfomance de tres diferentes tecnicas de colheita de material cervico-vaginal na deteccao da neoplasia do colo uterino.
Beneficiário:Marco Aurelio Salvino de Araujo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 97/13322-1 - Avaliacao da performance de tres diferentes tecnicas de colheita de material cervico-vaginal na deteccao da neoplasia do colo uterino.
Beneficiário:Luiz Carlos Zeferino
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular