Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alimentação complementar e estado nutricional de crianças menores de dois anos atendidas no Programa Saúde da Família em Acrelândia, Acre, Amazônia Ocidental Brasileira

Texto completo
Autor(es):
Mariana Tarricone Garcia [1] ; Fernanda Serra Granado [2] ; Marly Augusto Cardoso [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 27, n. 2, p. 305-316, 2011-02-00.
Resumo

Com objetivo de investigar o estado nutricional e alimentação complementar em crianças de 6 a 24 meses, residentes na Amazônia Ocidental Brasileira, um estudo transversal foi realizado na área urbana do Município de Acrelândia, Estado do Acre, com 164 crianças. As prevalências de déficit de estatura/idade e anemia foram de 12% e 40%, respectivamente, e de deficiência de ferro isolada, de 85%. Os níveis séricos das vitaminas A e B12 estavam baixos em 15% e 12% das crianças, respectivamente. Houve baixo consumo alimentar dos seguintes nutrientes (% de crianças abaixo das recomendações): ácido fólico (33%), vitamina C (40%), vitamina A (42%), zinco (46%) e ferro (71%). A biodisponibilidade de ferro da dieta foi de 8%. Observou-se baixo consumo de frutas, hortaliças e carnes, com consumo excessivo de leite de vaca e mingau. (AU)

Processo FAPESP: 07/53042-1 - Saude e nutricao de criancas pre-escolares da amazonia ocidental brasileira: um estudo de coorte.
Beneficiário:Marly Augusto Cardoso
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular