Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Assistência social e práticas institucionais no atendimento a andarilhos de estrada

Texto completo
Autor(es):
Eurípedes Costa do Nascimento [1] ; José Sterza Justo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar. de Pesquisa Psicologia e Instituições - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 31, n. 4, p. 573-582, 2014-12-00.
Resumo

Os andarilhos de estrada se configuram na contemporaneidade como uma das expressões mais radicais de rompimento com os nichos de fixação social, caminhando a pé pelas rodovias do país e, quando de suas necessidades emergenciais, buscando apoio nas instituições assistenciais. Este artigo visa identificar quais práticas institucionais o serviço social realiza com os andarilhos, segundo os relatos de seus dirigentes. A pesquisa foi realizada em quatro instituições assistenciais no estado de São Paulo, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as práticas institucionais do serviço social em relação aos andarilhos envolvem tecnologias disciplinares de poder e saber, mediante procedimentos e regras que impõem a obediência e a vistoria do seu corpo e pertences. É possível concluir que as práticas do serviço social no atendimento aos andarilhos convertem-se em ferramentas estratégicas de poder no controle de corpos e vidas errantes, visando subordinar tal processo de subjetivação às tecnologias disciplinares. (AU)

Processo FAPESP: 09/00641-0 - Errância no Contemporâneo: um estudo sobre a percepção de dirigentes e profissionais de instituições assistenciais em relação a andarilhos de estrada.
Beneficiário:Eurípedes Costa do Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado