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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aprimoramento das habilidades de residentes em perinatologia para comunicar más notícias: um estudo de intervenção randomizado

Texto completo
Autor(es):
Maria Silvia Vellutini Setubal [1] ; Maria Ângela Reis Goes Monteiro Antonio [2] ; Eliana Martorano Amaral [3] ; John Boulet [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
[2] Universidade de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
[3] Universidade de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
[4] Foundation for Advancement of International Medical Education and Research - Estados Unidos
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 40, n. 3, p. 137-146, 2018-03-00.
Resumo

Resumo Objetivo É uma tarefa particularmente difícil transmitir más notícias em perinatologia. Habilidades de comunicação podem ser aprendidas, ensinadas e praticadas. O presente estudo avalia se uma sessão de treinamento estruturado para comunicar más notícias ampliaria as habilidades dos residentes de perinatologia. Métodos Estudo de intervenção controlado e aleatorizado com residentes do 1° ao 4° ano do curso de perinatologia de uma faculdade de ciências médicas no ano letivo de 2014/15. Um total de 61 dos 100 residentes elegíveis (61%) voluntariaram-se para um programa de treinamento envolvendo comunicar uma perda perinatal para uma paciente simulada no papel da mãe, seguido do feedback imediato da atriz, ambos filmados. Posteriormente, os residentes foram aleatoriamente designados para um grupo de treinamento em más notícias baseado na estratégia SPIKES e revisão dos vídeos (intervenção) ou para um grupo-controle, sem treinamento. Todos os residentes retornaram numa segunda simulação análoga à primeira, com a mesma paciente simulada cega à intervenção. Avaliou-se as habilidades dos residentes segundo um checklist preenchido pela atriz. A análise estatística incluiu análise de covariância para medidas repetidas (ANCOVA-MR). Os residentes avaliaram a atividade de simulação com feedback. Resultados O programa foi completado por 58 residentes. As simulações duraram em média 12 minutos, o feedback 5 minutos, e o treinamento SPIKES entre 1h e 2,5h. Não houve diferença significativa nas atuações dos residentes segundo a paciente simulada (p = 0.55). Os residentes avaliaram a simulação com feedback positivamente. Essas atividades podem ter reduzido o impacto do treinamento SPIKES. Conclusão O treinamento SPIKES não teve impacto significativo na atuação dos residentes. Os residentes consideraram as simulações com feedback úteis. Mais pesquisas são necessárias para determinar qual modalidade é mais eficaz. (AU)

Processo FAPESP: 13/24185-0 - Avaliação da eficácia de um programa de treinamento de residentes utilizando pacientes simulados para comunicação de más notícias em Perinatologia
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular