Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM DOMICÍLIO

Texto completo
Autor(es):
Flávia Corrêa Porto de Abreu [1] ; Bruna de Souza Lima Marski [2] ; Natália Custódio [3] ; Soraya Cirilo Carvalho [4] ; Monika Wernet [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] UFSCar - Brasil
[3] UFSCar - Brasil
[4] UFSCar - Brasil
[5] UFSCar. Department of Nursing - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Texto & Contexto : Enfermagem; v. 24, n. 4, p. 968-975, 2015-11-24.
Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a experiência da mãe acerca do aleitamento materno do recém-nascido prematuro ao longo do primeiro mês após a alta da unidade de cuidados intensivos neonatal. Adotou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a análise de conteúdo qualitativa. Nove mães foram entrevistadas. Os resultados foram descritos a partir de três categorias: 'relações profissionais e aleitamento materno', 'particularidades do aleitamento materno em prematuro' e 'responsabilidade pela alimentação do(s) filho(s)'. Revela ser o aleitamento misto a forma como as mães alimentam o filho prematuro em domicílio, dada a insegurança e incerteza da suficiência do leite materno. Os profissionais de saúde contribuem para tal entendimento com necessidade de transformar as práticas em saúde. (AU)

Processo FAPESP: 12/00499-2 - A trajetória da família na opção pelo aleitamento materno do recém-nascido prematuro
Beneficiário:Flávia Corrêa Porto de Abreu D Agostini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica