Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Parametrização de pista experimental de pavimento de concreto continuamente armado através de método não destrutivo

Texto completo
Autor(es):
L. S. Salles [1] ; J. T. Balbo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Engineering. Department of Transportation Engineering - Brasil
[2] University of São Paulo. School of Engineering. Department of Transportation Engineering - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. IBRACON Estrut. Mater.; v. 9, n. 2, p. 263-274, 2016-04-00.
Resumo

RESUMO Quatro seções experimentais de pavimento de concreto continuamente armado (PCCA) foram construídas no campus da Universidade de São Paulo com a finalidade de analisar o desempenho deste tipo de pavimento em clima tropical. A curta extensão das seções aliada a aspectos específicos de projeto fizeram com que o PCCA experimental apresentasse um padrão de fissuração bastante distinto dos PCCA tradicionais. Passados três anos da construção, realizou-se uma série de testes não destrutivos - aplicações de Falling Weight Deflectometer (FWD) - para verificar e parametrizar a condição estrutural do pavimento com base em dois fatores principais: o módulo de elasticidade do concreto (E) e o módulo de reação do subleito (k). A estimativa das propriedades foi obtida através da equiparação de bacias reais com bacias simuladas pelo programa EverFE para a carga aplicada no meio da placa formada por duas fissuras. Os resultados da retroanálise mostram que a falta de ancoragem no final das placas diminui os valores de E e k e que a porcentagem de armadura proporciona um adicional de rigidez ao pavimento. Adicionalmente, aplicações de carga tangenciais às fissuras possibilitaram a determinação da eficiência de transferência de carga (LTE) entre fissuras. A LTE resultou em valores acima de 90% para todas as fissuras. (AU)

Processo FAPESP: 98/11629-5 - Estudos de gradientes térmicos em placas de concreto de cimento Portland para pavimentação
Beneficiário:José Tadeu Balbo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular