Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise da prescrição e dispensação de medicamentos psicotrópicos em dois municípios do Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Mostrar menos -
Ana Regina Noto ; Elisaldo de A Carlini ; Patrícia C Mastroianni [3] ; Vanete C Alves ; José Carlos F Galduróz ; Wagner Kuroiwa ; Jussara Csizmar ; Agrimeron Costa ; Mariluci de A Faria ; Sônia Regina Hidalgo ; Dirce de Assis ; Solange Aparecida Nappo
Número total de Autores: 12
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 24, n. 2, p. 68-73, 2002-06-00.
Resumo

OBJETIVOS: Analisar a prescrição e dispensação de medicamentos psicotrópicos por meio da análise das receitas/notificações retidas em diferentes estabelecimentos de dois municípios do estado de São Paulo. MÉTODOS: Em parceria com as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, foram coletadas e analisadas as prescrições retidas em drogarias, farmácias de manipulação, postos públicos e hospitais no ano de 1999. Os dados contidos nas receitas/notificações foram digitados e tabulados. RESULTADOS: Foram processadas 108.215 prescrições, sendo 76.954 de benzodiazepínicos, 26.930 de anorexígenos, 3.540 de opiáceos e 788 de outros. Os benzodiazepínicos mais freqüentes foram: diazepam (31.644), bromazepam (16.911) e clonazepam (7.929) e, entre os anorexígenos, dietilpropiona (14.800) e femproporex (10.942). As mulheres, em geral, receberam mais prescrições em comparação com os homens, especialmente para os anorexígenos, com uma relação dez vezes maior nas prescrições de dietilpropiona e femproporex. As poucas farmácias de manipulação (n=6) chegaram a movimentar mais prescrições do que as drogarias (n=49). Também foi detectada uma série de erros e incoerências nas prescrições analisadas. CONCLUSÕES: Os resultados confirmam a ocorrência de uso irracional e uma série de práticas inadequadas que envolvem a prescrição desses medicamentos no Brasil e, portanto, indicam a necessidade de uma ampla revisão no atual sistema de controle dessas substâncias no país. (AU)

Processo FAPESP: 99/03425-3 - Analise e utilizacao de medicamentos psicoativos e psicotropicos em dois municipios do estado de sao paulo.
Beneficiário:Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular