Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cárie secundária adjacente a restaurações de cimento de ionômero de vidro, resina composta e amálgama induzida por Streptococcus mutans in vitro

Texto completo
Autor(es):
Adriana Gama-Teixeira [1] ; Maria Regina Lorenzeti Simionato [2] ; Silvia Nagib Elian [3] ; Maria Angela Pita Sobral [4] ; Maria Aparecida Alves de Cerqueira Luz [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Operative Dentistry
[2] University of São Paulo. Institute of Biomedical Sciences. Department of Microbiology
[3] University of São Paulo. Institute of Mathematics and Statistics. Department of Statistics
[4] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Operative Dentistry
[5] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Operative Dentistry
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Oral Research; v. 21, n. 4, p. 368-374, 2007-12-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi definir, in vitro, o potencial de materiais restauradores, usados rotineiramente na prática clínica, na inibição da cárie secundária. Cavidades padronizadas foram preparadas nas faces vestibulares e linguais de 50 terceiros molares humanos extraídos. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 5 grupos, cada um restaurado com um dos seguintes materiais: cimento de ionômero de vidro (CIV); amálgama; resina composta fotopolimerizável; compósito que libera íons, e resina composta fotopolimerizável contendo flúor. Os dentes foram termociclados, esterilizados com radiação gama, expostos a um desafio cariogênico utilizando um sistema bacteriano com Streptococcus mutans e preparados para observação microscópica. Os parâmetros medidos em cada lesão formada foram: extensão, profundidade e área de inibição de cárie. As lesões externas formadas apresentaram camada superficial intacta e formato retangular. Não foram vistas lesões de parede no interior das cavidades. Após Análise de Variância e Análise de Componentes de Variância, foi observado que o grupo CIV apresentou as menores lesões e o maior número de áreas de inibição de cárie. As lesões formadas ao redor das restaurações de amálgama e Ariston pHc apresentaram tamanho intermediário e as maiores lesões foram observadas ao redor das restaurações dos grupos Z-100 e Heliomolar. Pode ser concluído que os materiais restauradores CIV, amálgama e compósitos que liberam íons podem reduzir a formação de cáries secundárias. (AU)

Processo FAPESP: 99/12518-5 - Avaliacao comparativa da formacao de lesoes cariosas, in vitro, ao redor de cavidades, restauradas com diferentes materiais.
Beneficiário:Maria Aparecida Alves de Cerqueira Luz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular