Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PATRIOTISMO DE FREI BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES? O ARCEBISPO DE BRAGA NA CRISE SUCESSÓRIA PORTUGUESA DE 1580, ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA

Texto completo
Autor(es):
Juliana Torres Rodrigues Pereira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal da Bahia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de História; n. 178 2019-03-28.
Resumo

Resumo O arcebispo de Braga, d. frei Bartolomeu dos Mártires, um dos mais importantes clérigos do Reino, foi uma personagem relevante na estratégia diplomática para a anexação de Portugal à monarquia hispânica. Sua adesão a Felipe II foi muito debatida por séculos, primeiro sob a ótica católica e hagiográfica do arquétipo episcopal tridentino e, depois, sob a ótica do nacionalismo português que o acusou de falta de patriotismo e traição. Questão controversa em sua biografia, especialmente considerando as tentativas da Ordem dos Pregadores de canonizá-lo, a opção do arcebispo de aderir aos Habsburgo, no entanto, deve considerar outros fatores. (AU)

Processo FAPESP: 13/11391-0 - Um arcebispo em defesa do poder episcopal: as relações entre D. Frei Bartolomeu dos Mártires e o Santo Ofício português (1559-1582)
Beneficiário:Juliana Torres Rodrigues Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 14/26090-9 - Um arcebispo em defesa do poder episcopal: as relações entre D. Frei Bartolomeu dos Mártires e o Santo Ofício português (1559-1582)
Beneficiário:Juliana Torres Rodrigues Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado