Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Germinação de sementes de Eugenia brasiliensis, E. involucrata, E. pyriformis e E. uniflora (Myrtaceae) submetidas a condição de déficit hídrico

Texto completo
Autor(es):
Mariane Cristina Inocente [1] ; Claudio José Barbedo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Sementes - Brasil
[2] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Sementes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: JOURNAL OF SEED SCIENCE; v. 41, n. 1, p. 76-85, 2019-01-00.
Resumo

Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a tolerância ao déficit hídrico de sementes de Eugenia brasiliensis Lam., E. involucrata DC, E. pyriformis Camb. e E. uniflora L. (Myrtaceae). As sementes foram colocadas para germinar em soluções de polietilenoglicol 6000 com diferentes potenciais osmóticos (0,0, -0,5, -1,0, -1,5, -2,0, -3,0, -4,0 e -5,0 MPa). Elas também foram postas em bandejas contendo areia como substrato, com reposição de água em diferentes períodos, por até 34 dias. Também foi avaliada a capacidade das sementes passarem por déficits hídricos e germinarem quando houvesse disponibilidade hídrica. Em geral, as sementes de Eugenia spp. foram capazes de germinar em até -1,5 MPa. Em potenciais hídricos menores que 0,0 MPa, houve atraso no início da germinação e maior distribuição ao longo do tempo. Nas bandejas, a restrição hídrica de até 16 dias ainda permitiu o desenvolvimento de plântulas normais. Sementes de Eugenia spp. mostraram-se muito tolerantes aos déficits hídricos, tanto em relação à intensidade quanto à duração, assim garantindo o desenvolvimento das plântulas e a propagação das espécies. (AU)

Processo FAPESP: 17/50341-0 - Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp)
Beneficiário:Luiz Mauro Barbosa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa