Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aspectos gerais da qualidade de vida em populações heterogêneas: notas sobre a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan

Texto completo
Autor(es):
Miriane Lucindo Zucoloto [1] ; Edson Zangiacomi Martinez [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Medicina Social - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Medicina Social - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychiatry and Psychotherapy; v. 41, n. 3, p. 268-275, 2019-10-17.
Resumo

Resumo Introdução: Instrumentos destinados a investigar aspectos gerais da qualidade de vida são escassos na literatura. A Escala de Qualidade de Vida de Flanagan (Flanagan's Quality of Life Scale – QoLS) é um instrumento alternativo que fornece uma avaliação mais abrangente da qualidade de vida em diferentes contextos. Objetivo: Investigar propriedades psicométricas da QoLS e discutir a mensuração da qualidade de vida utilizando essa escala em populações amplas e heterogêneas. Métodos: A QoLS é composta de 16 itens divididos em cinco dimensões, cujas categorias de resposta variam em uma escala de 7 pontos. Os dados foram coletados em uma amostra estratificada de usuários da atenção primária do município de Ribeirão Preto, SP. Matriz de correlação policórica e análise fatorial exploratória e confirmatória foram realizadas. Resultados: Foram entrevistados 1.054 usuários da atenção primária em 12 unidades de saúde: 79,7% mulheres; idade média = 36,97 anos (desvio padrão = 15,1). Coeficientes de correlação moderados a baixos foram observados entre quase todos os pares de itens da escala. Os pares de itens 7 e 9, e 14 e 15 foram os que apresentaram o maior coeficiente de correlação. A estrutura original da QoLS, com cinco dimensões, apresentou propriedades psicométricas adequadas em relação aos dados coletados. A inclusão de um item único sobre satisfação com a vida foi proposto. Conclusão: A estrutura original da QoLS foi considerada válida e confiável quando aplicada a usuários da atenção primária. Um novo item geral foi sugerido para estudos futuros, a fim de melhorar as interpretações e associações sobre aspectos gerais da qualidade de vida em populações amplas e heterogêneas. (AU)

Processo FAPESP: 14/14020-6 - Conhecimento, religiosidade, medo, qualidade de vida e outras variáveis de interesse associadas à prática da doação de sangue
Beneficiário:Miriane Lucindo Zucoloto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado