Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mapeando instrumentos de autorrelato de competências socioemocionais: o que eles medem?

Texto completo
Autor(es):
Ricardo PRIMI ; Daniel Domingues dos SANTOS ; Nelson HAUCK ; Filip De FRUYT ; Oliver Peter JOHN
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 36, 2019-11-11.
Resumo

Resumo Enquanto a estrutura das diferenças individuais em muitos atributos sociais e emocionais está bem estabelecida em adultos, consideravelmente menos estudos foram conduzidos em crianças e adolescentes. Os objetivos do presente estudo foram especificar os principais domínios de conteúdo de múltiplos instrumentos socioemocionais (autoestima, garra, autoeficácia, forças e dificuldades e os cinco grandes fatores) usados em pesquisas nos Estados unidos da América e na Europa, e testá-los em um contexto muito menos desenvolvido e com consideráveis desafios educacionais, a saber, escolas brasileiras. Foram eleitos os cinco principais instrumentos socioemocionais utilizados internacionalmente, sendo investigada a sua estrutura fatorial em uma grande amostra de estudantes escolares (N = 3,023). Os fatores extraídos para representar os domínios socioemocionais dos instrumentos testados se mostraram bastante coerentes com as dimensões do modelo dos cinco grandes fatores. Discutem-se as contribuições do estudo na avaliação de competências socioemocionais na pesquisa educacional, bem como as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações. (AU)

Processo FAPESP: 18/10933-8 - Desenvolvimento normativo e intencional das competências socioemocionais dos professores e sua relação com o desempenho escolar e competências socioemocionais dos alunos
Beneficiário:Ricardo Primi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular