Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos da tenectomia da cabeça medial do tendão flexor digital profundo nos membros posterior de cavalos saudáveis

Texto completo
Autor(es):
D. Pizzigatti [1] ; L.A. Raffael [2] ; C.A. Rodrigues [3] ; M.J. Watanabe [4] ; A.L.G. Alves [5] ; L. Barbosa [6] ; C.A. Hussni [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 71, n. 6, p. 1791-1799, 2019-12-13.
Resumo

RESUMO A tenectomia da cabeça medial do flexor digital profundo (TCMFDP) é uma técnica cirúrgica pouco estudada, indicada para equinos com subluxação dorsal da articulação interfalângica proximal do membro pélvico. A TCMFDP foi avaliada em seis equinos hígidos no grau de claudicação; na perimetria da área operada; nos ângulos articulares distais; e nas medidas lineares e angulares de parâmetros dos cascos. Nesse sentido, foi realizada a TCMFDP do membro pélvico direito, permanecendo o esquerdo como controle. Ambos os membros foram avaliados nos momentos pré-operatório (0) e 15, 30 e 60 dias após a cirurgia, sendo objetivo avaliar os efeitos do procedimento cirúrgico em membros hígidos. Para comparação dos dados entre momentos e membros, foi realizada análise de variância. Os valores inferiores ao de significância (P<0,050) foram submetidos ao teste de Tukey. A TCMFDP provocou discreto aumento (0,2cm, em ambos) do comprimento de pinça e da altura do talão lateral e redução no ângulo da articulação interfalângica proximal (2°) na comparação com o membro pélvico esquerdo aos 30 e 60 dias após a cirurgia no contralateral. Em geral, a TCMFDP não causou alterações influentes nos aspectos avaliados até 60 dias do experimento. (AU)

Processo FAPESP: 09/12159-9 - Variações goniométricas metatarsofalângica e interfalângicas e de medidas do casco do membro pélvico de equinos submetidos à tenectomia parcial do flexor digital medial (flexor longo do halux).
Beneficiário:Dietrich Pizzigatti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado