Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino Superior a Distância: Possibilidade de Evasão, Estilos e Estratégias de Aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade [1] ; Thaís Zerbini [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 29, 2019-12-09.
Resumo

Resumo A Educação a Distância (EAD) tem se mostrado adequado ao atual campo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), que passa constantemente por transformações decorrentes de inovações tecnológicas. Características dos estudantes é um dos fatores responsáveis pelo abandono de programas de EAD. O objetivo deste estudo foi relacionar a possibilidade de evasão de um curso em EAD e as variáveis pertencentes às características do estudante (Estratégias e Estilos de Aprendizagem). Responderam, virtualmente, aos instrumentos de Estilos e Estratégias de Aprendizagem, 135 alunos matriculados em um curso superior a distância. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes que não abandonariam o curso utilizam as Estratégias de Aprendizagem Autorregulatórias e Comportamentais e apresentam o Estilo de Aprendizagem relacionado ao Ambiente de Estudo. Os dados obtidos contribuem para futuros planejamentos de programas de TD&E, que devem levar em consideração as características da clientela. (AU)

Processo FAPESP: 14/18466-9 - Impacto das estratégias e dos estilos de aprendizagem na evasão em ações educacionais ofertadas a distância
Beneficiário:Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado