Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estádio de maturação ideal para colheita de frutos de trifoliata Limeira-IAC382 visando a extração de sementes

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Marluci da Conceição [1] ; Fernando Alves de Azevedo [2] ; Ana Julia Borim de Souza [3] ; Alexandre Gonçalves Próspero [4] ; Marília Morelli [5] ; Victor Augusto Forti [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Instituto Agronômico (IAC). Centro de Citricultura Sylvio Moreira - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[4] Instituto Agronômico (IAC). Centro de Citricultura Sylvio Moreira - Brasil
[5] Instituto Agronômico (IAC). Centro de Citricultura Sylvio Moreira - Brasil
[6] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 42, n. 1 2020-01-17.
Resumo

Resumo O trifoliata é um dos porta-enxertos de maior uso no mundo, principalmente por proporcionar produção de frutos de excelente qualidade. Dentre os fatores que determinam a qualidade fisiológica das sementes está a colheita de frutos na época correta. Objetivou-se com este trabalho monitorar alterações físico-químicas em frutos de trifoliata Limeira-IAC382 , buscando o momento ideal de colheita, visando a obter sementes de qualidade para a produção de bons porta-enxertos. Os frutos foram colhidos aos 180; 210 e 240 dias após a antese (DAA), armazenados em câmara fria e avaliados aos 0; 15; 30 e 45 dias de armazenamento. Foram realizadas as seguintes determinações: perda de massa e índice de cor dos frutos; sólidos solúveis, acidez total titulável e ratio do suco dos frutos. As sementes dos frutos foram extraídas manualmente e secas até atingir 30% de teor de água. Com as sementes, realizaram-se os testes de germinação, a condutividade elétrica e a emergência em casa de vegetação. As sementes extraídas de frutos colhidos aos 240 DAA apresentam maior porcentagem de germinação e emergência de plântulas, em relação aos demais tratamentos, até 30 dias e 45 dias de armazenamento dos frutos em câmara fria, respectivamente. O armazenamento, por 45 dias em câmara fria, de frutos colhidos aos 210 DAA, aumenta a taxa de germinação das sementes, assim como aumenta a porcentagem de emergência de plântulas de sementes colhidas aos 180 DAA. Conclui-se que a colheita dos frutos de trifoliata Limeira-IAC382 deve ser realizada quando estes apresentarem casca amarelada e baixo valor de ratio do suco, visando a obter sementes com qualidade fisiológica. (AU)

Processo FAPESP: 14/16548-8 - Ponto de colheita dos frutos de porta-enxertos de citros para extração de sementes
Beneficiário:Ana Júlia Borim de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica