Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo de custo-efetividade de tratamentos para a degeneração macular relacionada à idade: uma perspectiva brasileira

Texto completo
Autor(es):
Renata Portella Nunes ; Flávio Eduardo Hirai [2] ; Eduardo Buchelle Rodrigues [3] ; Michel Eid Farah [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos Brasileiros de Oftalmologia; v. 83, n. 1, p. 48-54, 2020-02-27.
Resumo

RESUMO Objetivo: Estudar o custo-efetividade do ranibizumabe e bevacizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade neovascular. Métodos: Utilizamos um modelo de árvore de decisão para analisar a relação custo-efetividade do ranibizumabe e bevacizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde. O ranibizumabe e bevacizumabe foram administrados a pacientes com o mesmo procedimento de tratamento, e a diferença nos custos do tratamernto foi calculada com base no custo dos medicamentos. Os custos diretos foram estimados utilizando as informações fornecidas pelo SUS. A efetividade foi determinada em anos de vida ajustados pela qualidade (QALY) baseados em valores de utilidade em deficiênciavisual. A razãoincremental custo-efetividadefoicalculada comparando os dois tratamentos. O horizonte analítico foi de um ano. Resultados: A análise da árvore de decisão mostrou que a diferença na efetividade do tratamento foi de 0,01 QALY. A razão incremental de custo-efetividade mostrou que o tratamento com ranibizumabe exigiu um custo anual incremental de R$ 2 milhões para gerar um QALY adicional, em comparação ao bevacizumabe. Conclusões: Do ponto de vista do SUS, o bevacizumabe é mais custo-efetivo que o ranibizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade neovascular. O seu uso poderia gerar uma grande economia anual para o orçamento em saúde. (AU)

Processo FAPESP: 10/15451-0 - Estudo de custo-efetividade de tratamentos farmacológicos disponíveis para a degeneração macular relacionada à idade
Beneficiário:Michel Eid Farah
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular