Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DO PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Texto completo
Autor(es):
Marcela Forgerini [1] ; Patrícia de Carvalho Mastroianni [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] São Paulo State University. School of Pharmaceutical Sciences. Department of Drugs and Medicines - Brasil
[2] São Paulo State University. School of Pharmaceutical Sciences. Department of Drugs and Medicines - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 14, n. 1, p. 24-27, 2020-03-16.
Resumo

RESUMO A demência é uma doença crônica e neurodegenerativa, e a doença de Alzheimer (DA) é a mais prevalente. Objetivo: Descrever o monitoramento da farmacoterapia de pacientes inseridos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer (PCDTDA), Brasil. Métodos: Estudo descritivo, conduzido por meio de entrevistas em 2017. Foram incluídos pacientes com diagnóstico da doença de Alzheimer (DA) inseridos no PCDTDA. As variáveis foram idade; sexo; tempo de diagnóstico e farmacoterapia da DA; os parâmetros clínicos Mini-exame do estado mental (MEEM) e Clinical Dementia Rating (CDR); e farmacoterapia em uso. Resultados: O monitoramento de 143 pacientes foi avaliado. Considerando a exigência dos testes de rastreio para a inserção do paciente no PCDTDA, observou-se que todos os pacientes tinham pelo menos um escore no MEEM e no CDR na admissão no protocolo. Nenhum paciente foi submetido à primeira reavaliação da efetividade da farmacoterapia da DA e nem à reavaliação semestral. Conclusão: Apesar do PCDTDA ser a maior evidência do tratamento da DA, dados evidenciam falhas no monitoramento da efetividade da farmacoterapia da DA na dispensação. (AU)

Processo FAPESP: 18/07501-9 - Determinantes genéticos da hemorragia gastrointestinal associada ao uso do ácido acetilsalicílico como agente antiplaquetário: um estudo caso-controle
Beneficiário:Marcela Forgerini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto