Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

EXPERIÊNCIAS E APONTAMENTOS PARA A PESQUISA EM PSICOLOGIA BASEADA NAS ARTES

Texto completo
Autor(es):
Roberta Stubs [1] ; Fernando Teixeira-Filho [2] ; Dolores Galindo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Maringá - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 32, 2020-04-17.
Resumo

Resumo A proposta deste artigo é pensar a criação de um campo híbrido de pesquisa/experimentação na intersecção entre arte contemporânea e psicologia. Nesse sentido, exploramos o eixo arte/experiência, na intenção de produzir linhas singulares e sensíveis de subjetivação, mais afeitas ao devir e aos fluxos do que a identidades fixas. Enquanto sujeitos/pesquisadores/artistas, nossa proposta foi criar metáforas, experiências, imagens de pensamento e rasgos no que nos chega pronto, a partir da elaboração de uma figuração híbrida/plástica de corpo/subjetividade. Este foi o meio que encontramos para dar passagem para diferentes superfícies intensivas. Para tanto, valemo-nos da Metodologia de Pesquisa Baseada nas Artes e de conceitos como figuração, conexões parciais, saberes localizados (Haraway, 1995, 2013), subjetividade estética (Rolnik, 2002; Teixeira, 1993), lógica da sensação (Deleuze, 2002), entre outros. (AU)

Processo FAPESP: 12/16383-3 - A/r/tografia de um corpo-experiência: arte contemporânea, feminismos e produção de subjetividade
Beneficiário:Roberta Stubs Parpinelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado