Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do antagonista seletivo do REα e do REβ ICI 182,780 e do agonista de GPER G-1 no processo de autofagia em células de câncer de mama

Texto completo
Autor(es):
Mari Luminosa Muler [1] ; Fernanda Antunes [2] ; Gabriel Cicolin Guarache [3] ; Rafaela Brito Oliveira [4] ; Rodrigo Portes Ureshino [5] ; Claudia Bincoletto [6] ; Gustavo José da Silva Pereira [7] ; Soraya Soubhi Smaili [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Biológicas - Brasil
[5] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Biológicas - Brasil
[6] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
[7] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
[8] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Farmacologia - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Einstein (São Paulo); v. 18, 2020-04-22.
Resumo

RESUMO Objetivo Avaliar o efeito dos compostos ICI 182,780 (fulvestranto), um antagonista seletivo dos receptores de estrógeno alfa/beta (REα/REβ), e do G-1, um agonista seletivo de receptores de estrógeno acoplados a proteínas-G (GPER), na possível indução de autofagia em linhagens de câncer de mama MCF-7 e SKBr3, bem como o efeito de G-1 na viabilidade celular. Métodos A viabilidade celular de células MCF-7 e SKBr3 foi avaliada pelo ensaio com MTT. Para investigar a indução da autofagia, células MCF-7 foram transfectadas com GFP-LC3, um marcador de autofagossomos, e analisadas por microscopia de fluorescência em tempo real. As células MCF-7 e SKBr3 foram incubadas com o indicador de compartimentos ácidos laranja de acridina e analisadas por citometria de fluxo como indicativo para autofagia. Resultados Em células MCF-7, o ICI 182,780 e rapamicina após 48 horas levaram à diminuição da viabilidade celular, enquanto o G-1 não alterou a viabilidade no mesmo período de tratamento. Nem o ICI 182,780 e nem o G-1 induziram aumento na pontuação de GFP-LC3 em células MCF-7 até 4 horas. Já os ensaios de citometria de fluxo demonstraram que ICI 182,780 levou ao aumento de compartimentos ácidos em células MCF-7. O G-1 não aumentou estes parâmetros em ambas as linhagens. Por outro lado, ICI 182,780 e G-1 não induziram à redução da viabilidade em células SKBr3 e nem à formação de compartimentos ácidos, como etapa final do processo autofágico. Conclusão O aumento de compartimentos ácidos pelo ICI 182,780 em células de câncer de mama positivas para receptores de estrógeno parece estar associado com seu efeito inibidor de receptores de estrógeno, mas sem o envolvimento de GPER. A compreensão desses mecanismos pode direcionar estudos sobre o envolvimento dos receptores nos processos celulares de resistência do câncer de mama. (AU)

Processo FAPESP: 08/11515-3 - Mecanismos de sinalização de cálcio intracelular na Modulação da Apoptose e da Autofagia
Beneficiário:Soraya Soubhi Smaili
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 13/20073-2 - Estudo da autofagia no processo de proteção celular de ratas senescentes
Beneficiário:Soraya Soubhi Smaili
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 10/51647-6 - Atividade antitumoral de compostos paladaciclos em linhagem celular estabelecida de osteossarcoma humano: vias de sinalizacao de calcio na morte celular programada e autofagia.
Beneficiário:Claudia Bincoletto Trindade
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular