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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Experiências de formação em terapia ocupacional: contextos, comunidades e terapia ocupacional social

Texto completo
Autor(es):
Laura Irvine-Brown [1] ; Amelia Di Tommaso [2] ; Ana Paula Serrata Malfitano [3] ; Matthew Molineux [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Griffith University. School of Allied Health Sciences - Austrália
[2] Griffith University. School of Allied Health Sciences - Austrália
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional - Brasil
[4] Griffith University. School of Allied Health Sciences - Austrália
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 28, n. 1, p. 330-342, 2020-03-02.
Resumo

Resumo Nas últimas décadas, a área de terapia ocupacional ampliou seu enfoque em dimensões sociais em resposta ao crescente patamar de desigualdade. Além disso, as diretrizes para a formação de terapeutas ocupacionais também foram revisadas para garantir que os profissionais se graduem com uma sensibilidade e capacidade de trabalhar com populações diversas e em múltiplos contextos, para além de um foco biomédico em saúde e deficiência. Como resultado, os educadores em terapia ocupacional têm sido desafiados a criar currículos que abordem a responsabilidade social, preparando os alunos para atuarem com comunidades e populações de forma contextualizada. Para contribuir com essa discussão e dialogar sobre como poderiam ser programas em terapia ocupacional, apresentamos exemplos de currículos de três cursos em dois programas de terapia ocupacional, um na Austrália e um no Brasil, são eles: “Entendendo o contexto da ocupação” e “Ocupação, saúde e participação - comunidades e populações”, na Griffith University, Austrália; e o curso “Terapia Ocupacional Social”, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Os cursos incluem tópicos como: trabalhar do micro ao macro contextos, trabalhar com comunidades e populações, ocupação coletiva, política e defesa de direitos, justiça social, justiça ocupacional, seguridade social e outros. Com diferenças entre o programas, com base em seus contextos geográficos e institucionais, bem como em seus contextos sócio-históricos e culturais, os exemplos fornecem algumas ideias para educadores sobre como preparar os alunos para trabalhar de maneira contextualizada com comunidades e populações. (AU)

Processo FAPESP: 17/22484-0 - As dimensões coletivas das ações em terapia ocupacional
Beneficiário:Ana Paula Serrata Malfitano
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa