Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modelo numérico de ligação mista viga-pilar entre piso misto de pequena altura e pilar preenchido

Texto completo
Autor(es):
R. F. F. KOCHEM [1] ; S. de NARDIN [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia Civil - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia Civil - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. IBRACON Estrut. Mater.; v. 13, n. 2, p. 348-379, 2020-06-01.
Resumo

Resumo A utilização do sistema de piso misto de pequena altura, de aço e concreto tem-se dado, principalmente, devido às boas características estruturais e construtivas como a capacidade de vencer vãos consideráveis com baixa altura do sistema laje-viga. Apesar disso, há carência de estudos voltados ao comportamento das ligações entre o sistema de piso de pequena altura e os pilares, sobretudo quando o pilar é misto preenchido. Diante disto, o presente estudo traz uma metodologia para o desenvolvimento de modelo numérico que represente o comportamento de uma ligação mista entre viga mista parcialmente revestida e pilar misto preenchido; a viga mista representa o piso misto de pequena altura. Para tanto foi utilizado o pacote computacional ABAQUS. A ligação mista viga-pilar consiste de chapa passante e armadura negativa da laje mista com fôrma de aço incorporada. São apresentados os procedimentos para a construção do modelo numérico, desde escolha dos elementos finitos e condições de vinculação, incluindo amplo estudo sobre o efeito dos modelos constitutivos dos materiais e dos parâmetros que definem cada modelo constitutivo dos componentes da ligação mista bem como das diversas interfaces aço-concreto. O modelo numérico mostrou-se bastante robusto e representou de forma satisfatória a resposta Momento vs. Rotação bem como a rigidez inicial e o momento resistente da ligação mista. (AU)

Processo FAPESP: 02/14209-4 - Investigação de dispositivos de ligação entre pilares preenchidos e vigas mistas em pavimentos mistos delgados
Beneficiário:Silvana de Nardin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado