Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Correlação entre avaliação hematológica e tipo de atividade física realizada por equinos no estado de São Paulo-Brasil

Texto completo
Autor(es):
Bianca Moutinho Grizendi [1] ; Renata Gebara Sampaio Dória [2] ; Daniele Passarelli [3] ; Gustavo Morandini Reginato [4] ; Yumi de Barcelos Hayasaka [5] ; Paulo Fantinato Neto [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Eng. de Alimentos - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. anim. bras.; v. 21, 2020-06-01.
Resumo

Resumo Na clínica de equinos, frequentemente, o médico veterinário se depara com resultados de exames hematológicos que são comparados com valores de referência normalmente adaptados da bibliografia internacional, baseados em exames de cavalos hígidos, com clima e atividade física padronizados. Dado isso, este estudo tem como objetivo comparar os valores obtidos de avaliações hematológicas em cavalos de esporte e de tração, levando em consideração o tipo de atividade física que realizam. Foram utilizados dados de anamnese e hematologia de 76 animais: 32 integrantes do Grupo Tração (GT), correspondendo a equinos em atividade de tração (carroceiros em atividade) e 44 pertencentes ao Grupo de Esporte (GE), correspondendo a equinos em atividade hípica de salto situados na região de Pirassununga-SP. A partir da colheita de sangue, foram realizadas contagens referentes de hemograma e dosagem de fibrinogênio plasmático. Os animais do grupo GT apresentaram menores valores na contagem de eritrocitos e hematócrito. Quanto ao leucograma, os equinos GT apresentaram maior número de leucócitos em comparação com o grupo GE. Na avaliação dos equinos estudados, foram encontradas médias de valores hematológicos menores nos equinos carroceiros, em comparação com cavalos de salto. Além disso, esses valores se mostram abaixo dos considerados fisiológicos para a espécie. (AU)

Processo FAPESP: 12/12002-5 - Comparação do exame hematológico e pesquisa de hematozoários realizada por diferentes técnicas em equinos de esporte e de tração (carroceiros)
Beneficiário:Renata Gebara Sampaio Dória
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 19/03193-0 - Resposta transitória de mediadores inflamatórios induzida por lipopolissacarídeo no sangue e líquido alantoideano de éguas gestantes.
Beneficiário:Renata Gebara Sampaio Dória
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular