Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Biologia reprodutiva do siri Achelous spinimanus (Decapoda, Portunoidea): um recurso pesqueiro em potencial

Texto completo
Autor(es):
Aline N. Sousa [1] ; Veronica P. Bernardes [2] ; Camila H. Bernardo [3] ; Fabiano G. Taddei ; Gustavo M. Teixeira ; Rogério C. Costa ; Adilson Fransozo [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 110, 2020-06-05.
Resumo

RESUMO Este estudo descreveu os padrões reprodutivos e de recrutamento do siri Achelous spinimanus (Latreille, 1819) na região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, Brasil. Os siris foram coletados mensalmente, de janeiro de 1998 a dezembro de 1999, em 18 locais em três enseadas (Ubatumirim, Ubatuba e Mar Virado), utilizando um barco de pesca comercial. Em cada área de amostragem foram registrados a temperatura de fundo, salinidade e teor de matéria orgânica. Um total de 1.911 indivíduos foram coletados: 350 machos adultos, 475 fêmeas adultas não ovígeras, 584 fêmeas adultas ovígeras e 502 jovens. As fêmeas reprodutivas foram mais abundantes em áreas profundas; essa migração pode ser uma estratégia para melhorar a dispersão e a sobrevivência das larvas. As fêmeas ovígeras foram encontradas durante todo o ano, indicando uma reprodução contínua, com sua abundância positivamente correlacionada à temperatura. Durante a pesquisa de dois anos, foram encontrados caranguejos em todos os estágios de desenvolvimento gonadal. Podemos inferir que a região de Ubatuba fornece recursos adequados para o estabelecimento e desenvolvimento de A. spinimanus. (AU)

Processo FAPESP: 97/12108-6 - Biologia e distribuição espacial e temporal das espécies de camarões Dendrobranchiata (Crustacea: Decapoda) na região de Ubatuba (SP)
Beneficiário:Rogério Caetano da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 97/12106-3 - Biologia e distribuição espacial e temporal dos caranguejos (Crustacea: Decapoda: Brachyura) do substrato não-consolidado, na região de Ubatuba (SP)
Beneficiário:Giovana Bertini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 97/12107-0 - Composição e distribuição de anomuros (Crustacea: Decapoda) do substrato não consolidado na região de Ubatuba, SP
Beneficiário:Lissandra Corrêa Fernandes Góes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado