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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES BRASILEIRAS AVALIADAS PELO TESTE TGMD-2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Texto completo
Autor(es):
Guilherme dos Santos [1] ; Mellina Maria do Lago Manso Silva [2] ; Martín Darío Villanueva [3] ; Josael Pereira da Silva Júnior [4] ; Maria Teresa Cattuzzo [5] ; Alessandro Hervaldo Nicolai Ré [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
[4] Universidade de Pernambuco - Brasil
[5] Universidade de Pernambuco - Brasil
[6] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Phys. Educ.; v. 31, 2020-06-15.
Resumo

RESUMO O teste de desenvolvimento motor grosso (TGMD-2) é um teste discriminativo e referenciado à norma, usado para avaliar o nível de competência de crianças de 3 a 10 anos. O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente os resultados de estudos brasileiros que tenham examinado o desenvolvimento motor de pré-escolares usando o teste TGMD-2, considerando as diferentes regiões do Brasil, assim como analisar os resultados relativos aos fatores associados ao desempenho no teste TGMD-2; foram revisadas as bases de dados LILACS e SCIELO usando como descritor o termo “TGMD-2”, buscando estudos originais publicados de 2007 a 2018, com texto completo disponível, nos idiomas português e inglês, que avaliaram o desempenho motor em pré-escolares usando o TGMD-2; a extração de dados incluiu os itens: primeiro autor, local, periódico, objetivos, delineamento, características da amostra, resultados de desempenho no teste e fatores relacionados; também foi avaliada a qualidade dos estudos. Os dez estudos incluídos na revisão indicaram diferenças no desempenho motor nas diferentes regiões. Foram encontrados indícios de melhor desempenho motor em crianças de escola particular e que praticam atividade física sistemática e orientada por profissional de educação física. (AU)

Processo FAPESP: 17/08496-6 - Prática de atividade física, competência motora e aptidão física relacionada à saúde durante a infância: associações longitudinais e efeitos de programas de intervenção
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular