Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Especialização de jogadoras de handebol a partir dos discursos de treinadores

Texto completo
Autor(es):
Walmir Romário dos Santos [1] ; Rafael Pombo Menezes [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cuadernos de Psicología del Deporte; v. 19, n. 3, p. 47-61, 2020-06-22.
Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de formação de jogadoras de handebol, a partir das opiniões de treinadores em relação às categorias e aos motivos considerados preponderantes para a especialização dessas. Para isso foram entrevistados seis treinadores, cujos depoimentos foram analisados com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir dos discursos dos treinadores e da interlocução com diferentes autores aponta-se que, em uma perspectiva de longo prazo, a especialização das goleiras deve ocorrer preferencialmente na categoria sub-16, ao passo que a especialização das jogadoras de quadra na categoria sub-18. Os resultados indicam uma importante diretriz para a especialização de jogadoras de handebol em longo prazo, com diferentes prerrogativas para as goleiras e para as jogadoras de quadra, porém considerando ambientes de prática variada. (AU)

Processo FAPESP: 14/07967-7 - Especialização de jogadores de handebol: perspectivas a partir dos discursos dos treinadores das categorias sub-14, sub-16 e sub-18 do estado de São Paulo
Beneficiário:Walmir Romário dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica