Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação do efeito do melaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono para Ankistrodesmus gracilis e Haematococcus pluvialis (Chlorophyceae)

Texto completo
Autor(es):
L. H. Sipaúba-Tavares [1] ; M. G. Tedesque [2] ; B. Scardoeli-Truzzi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Centro de Aquicultura - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Centro de Aquicultura - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Centro de Aquicultura - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 80, n. 3, p. 594-600, 2019-10-21.
Resumo

Resumo Duas espécies de Chlorophyceae, Ankistrodesmus gracilis e Haemotococcus pluvialis foram utilizadas para comparar o efeito do melaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono. Nos dois meios de cultura de microalgas, a maior densidade celular foi obtida em meio de cultura comercial (CHU12 e WC). Durante o crescimento exponencial (1º ao 10º dia), detectou-se alta densidade celular em H. pluvialis para o meio de cultura E. crassipes variando entre 0,4 x 105 células mL-1 e 1,7 x 105 células mL-1. Os meios de cultura foram fundamentais para o crescimento em cultivo mixotrófico. O melaço de cana-de-açúcar apresentou resultados diferentes para as duas microalgas em relação ao crescimento, aos teores de proteína e lipídio foram mais elevados para o cultivo de H. pluvialis, exceto lipídio no final do experimento onde A. gracilis apresentou quase o dobro dos níveis de lipídio. O melaço de cana de açúcar pode ser uma fonte alternativa de carbono em condições de laboratório. (AU)

Processo FAPESP: 17/11001-9 - Uso de melaço de cana de açúcar in natura e hidrolisado no cultivo da microalga Ankistrodesmus gracilis (Reinsch) Korshikov em meios alternativos
Beneficiário:Mayara Galatti Tedesque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 14/24697-3 - Uso biotecnológico das macrófitas em aquicultura
Beneficiário:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular