Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION

Texto completo
Autor(es):
Ana Archangelo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Departamento de Psicologia Educacional - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 41, 2020-08-24.
Resumo

RESUMO O termo indisciplina cobre fenômenos bastante diversos nas escolas. Baseado nas ideias de Bion, este artigo discutirá que a indisciplina se define como experiências emocionais não toleradas nem processadas, tanto individual como institucionalmente, as quais estão em busca de processamento mental. Este trabalho concluirá que cabe ao adulto responsável pelo encaminhamento das medidas disciplinadoras não a função de correção, mas a de continência das ansiedades presentes nos episódios relacionados à indisciplina. (AU)

Processo FAPESP: 10/08739-7 - Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise: construção da 'memória de si' na superação da 'capacidade para não aprender'
Beneficiário:Ana Archangelo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público