Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização do desenvolvimento de cultivares de feijão-caupi e do conteúdo e da qualidade proteica dos seus grãos

Texto completo
Autor(es):
Fabíola Vieira Gonçalves [1] ; Leonardo Oliveira Medici [2] ; Marcos Paulo Santos da Fonseca [3] ; Salete Aparecida Gaziola [4] ; Gepatrik Rodrigues Lima [5] ; David Cabral Macedo [6] ; Ricardo Antunes Azevedo [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Fitotecnia - Brasil
[2] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Fisiológicas - Brasil
[3] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Fitotecnia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Genética - Brasil
[5] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Fitotecnia - Brasil
[6] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Fitotecnia - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Genética - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 55, 2020-09-04.
Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata) quanto ao desenvolvimento da planta e à quantidade e à qualidade de proteínas solúveis em seus grãos, com vistas ao melhoramento. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com as cultivares Paulistinha, BRS Novaera, Epace 10 e BR 17-Gurguéia. Avaliaram-se área foliar, peso fresco e seco da parte aérea, conteúdo de proteína foliar, número de nódulos, e massa seca de nódulos e de raiz. Nos grãos maduros, também quantificaram-se as frações solúveis e os aminoácidos solúveis, e a análise eletroforética foi realizada com desnaturação das proteínas. Não houve diferenças entre as cultivares quanto às variáreis do desenvolvimento da planta. No entanto, a quantidade e a qualidade das proteínas nos grãos diferiram entre as cultivares. 'BRS Novaera' e 'BR 17-Gurguéia' apresentaram maior teor de proteína solúvel nos seus grãos. 'BRS Novaera' apresentou maior teor de dois aminoácidos sulfurados solúveis - metionina e cisteína - , não tendo diferido de 'BR 17-Gurguéia' quanto ao conteúdo de metionina. Ambas as cultivares apresentaram polimorfismo de bandas, mas BRS Novaera apresentou uma banda extra para albuminas. As cultivares BRS Novaera e BR 17-Gurguéia apresentam o maior conteúdo de proteínas solúveis nos seus grãos e o maior polimorfismo de proteínas, o que as torna adequadas para o melhoramento nutricional do feijão-caupi. (AU)

Processo FAPESP: 12/50097-8 - Qualidade proteica de graos de feijao-caupi.
Beneficiário:Ricardo Antunes de Azevedo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular