Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PRÁTICAS DISCURSIVAS ENTRE PSICÓLOGA/O E USUÁRIA/O NO COTIDIANO DE UM CRAS

Texto completo
Autor(es):
Laura Vilela e Souza [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicol. estud.; v. 25, 2020-11-20.
Resumo

RESUMO. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender as práticas discursivas entre psicóloga/o e usuária/o no cotidiano de um serviço de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social no Brasil. Para tanto, foi observado o cotidiano de um Centro de Referência em Assistência Social. O registro em diário de campo foi analisado a partir da proposta teórico-metodológica construcionista social de análise de práticas discursivas e produção de sentidos. Os sentidos sobre relacionamento psicólogo/a-usuários/as nessas práticas foram discutidos em termos dos jogos de posicionamentos que implicavam e dos discursos sociais que os atravessavam. Destacaram-se a disputa de entendimentos entre profissional e usuária/o sobre possíveis planos de ação, a influência de discursos de julgamento moral e responsabilização individual nesse processo, os efeitos do lugar da/o profissional como especialista, a dificuldade de se pensar estratégias com o foco grupal, coletivo e comunitário e os efeitos de um olhar psicologizante sobre a/o usuária/o. (AU)

Processo FAPESP: 15/08224-0 - Aconselhamento psicológico no centro de referência de assistência social: possibilidades, limites, e desafios
Beneficiário:Laura Vilela e Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular