A repercussão das mortes de Germânico e Druso na a... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A repercussão das mortes de Germânico e Druso na atuação jurídica de Tibério segundo os Anais de Tácito.

Texto completo
Autor(es):
Dominique Monge Rodrigues de Souza [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História; v. 39, 2020-12-04.
Resumo

Resumo Os Livros I-VI dos Anais, escritos por Tácito, legaram importantes vestígios sobre o estabelecimento da dinâmica entre o Senado Romano e o imperador Tibério no âmbito jurídico. Com base no levantamento dos processos relatados nesses livros, observamos um crescimento no número de acusações de maiestas e repetundae relatadas no decorrer dos Livros III e IV. Estes livros dedicam-se aos contextos posteriores às mortes de Germânico e Druso, ambos filhos, o primeiro por adoção, e possíveis sucessores de Tibério. Neste artigo, a partir da análise das acusações de maiestas e repetundae, propomos o estudo da repercussão das mortes desses personagens históricos na narrativa da atuação jurídica de Tibério e da relação deste princeps com a corte senatorial. Desse modo, através da análise dessas acusações, objetivamos compreender o desenvolvimento das práticas jurídicas do Senado e do princeps, assim como a argumentação de Tácito em torno da gradual degradação do Principado de Tibério. (AU)

Processo FAPESP: 15/07270-9 - As cortes de justiça na cidade de Roma nos relatos de Tácito e de Plínio, o Jovem (séculos I-II d.C.)
Beneficiário:Dominique Monge Rodrigues de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado