Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Imigrantes e fazendeiros no alvorecer da indústria paulista: a formação da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo (1882-1892)

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Pereira da Silva [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Departamento de Economia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Economia e Sociedade; v. 29, n. 3, p. 941-966, 2020-12-14.
Resumo

Resumo Em que pese o crescimento recente do campo história de empresas no Brasil, ainda permanecem lacunas sobre como e quem constituiu algumas das grandes firmas nacionais presentes no início do avanço industrial paulista, caso da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo, criada em 1890 na capital paulista. Dessa forma, o artigo busca mostrar que na formação da maior empresa de bens de capital paulista do final do XIX e décadas iniciais do século XX, a Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo - a partir da incorporação da Lacerda, Camargo & Cia. e da Engelberg, Siciliano & Cia. - concorreram tanto nacionais quanto estrangeiros, que comandavam as empresas que foram incorporadas. Para tanto, utilizaremos demonstrações financeiras, relatórios, contratos e atas das seguintes empresas: J. Arbenz & Cia.; Lacerda, Camargo & Arbenz; Lacerda, Camargo & Cia; Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo, além de anúncios do jornal Correio Paulistano no período 1882-1893. (AU)

Processo FAPESP: 08/50917-0 - Negocios do cafe e diversificacao economica paulista: araras (1847-1897).
Beneficiário:Gustavo Pereira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado