Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Épocas de aplicação de nitrogênio e plantas de cobertura na viabilidade econômica do arroz de terras altas

Texto completo
Autor(es):
Pascoaloto, Isabo Melina [1] ; Costa Crusciol, Carlos Alexandre [1] ; Costa do Nascimento, Carlos Antonio [1] ; Ferreira, Carlos Magri [2] ; Soler da Silva, Mellissa Ananias [2] ; Moretti de Souza, Luiz Gustavo [1] ; Tsutsui Esperancini, Maura Seiko [1]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Agron, Ave Univ 3-780, BR-18610034 Botucatu, SP - Brazil
[2] Embrapa Arroz & Feijao, Rodovia GO-462, Km 12, Caixa Postal 179, BR-75375000 Santo Antanio De Goias, Go - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 56, 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade econômica e a competitividade do arroz (Oryza sativa) de terras altas, em comparação ao arroz inundado, em sistema com diferentes épocas de fertilização nitrogenada e plantas de cobertura, no Sudeste do Brasil. Os tratamentos consistiram de arroz de terras altas cultivado sob palha de Urochloa brizantha ou Urochloa ruziziensis, com a seguinte fertilização: T, 30 kg ha-1 de N na semeadura do arroz + sem N extra (0 kg ha-1); C, 30 kg ha-1 de N na semeadura do arroz + 90 kg ha-1 de N no perfilhamento do arroz; A2, 30 kg ha-1 de N na semeadura do arroz + 90 kg ha-1 de N um dia antes da semeadura do arroz; e A1, 30 kg ha-1 de N na semeadura do arroz + 90 kg ha-1 de N nos plantios das plantas de cobertura. Foram determinados custo operacional total, receita bruta, lucro operacional, índice de lucratividade e preço de equilíbrio. O arroz de terras altas resulta em ganho monetário para o produtor similar ao do arroz inundado quando se adiciona nitrogênio, independentemente da época de adubação. Em condições de deficit hídrico, o arroz semeado na palhada de U. brizantha apresenta maior índice de lucratividade que o semeado na de U. ruziziensis. Quando há a possibilidade de deficit hídrico, U. brizantha, como planta de cobertura, resulta em maior segurança econômica para os produtores de arroz de terras altas. (AU)

Processo FAPESP: 15/50305-8 - A virtual joint centre to deliver enhanced nitrogen use efficiency via an integrated soil-plant systems approach for the UK & Brazil
Beneficiário:Ciro Antonio Rosolem
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 17/10226-7 - Antecipação da adubação nitrogenada em forrageiras e recuperação do 15n pelo arroz de terras altas.
Beneficiário:Isabô Melina Pascoaloto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado