Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Método para estimar o dano de larvas de Diabrotica speciosa em tubérculos de batata

Texto completo
Autor(es):
Marcos Roberto Barboza [1] ; Vitor Hugo Outeiro [2] ; Alessandra Tokarski [3] ; Caroline Rech [4] ; Jackson Kawakami [5] ; Cristiane Nardi [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
[2] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
[3] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
[4] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
[5] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
[6] Universidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Agronomia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horticultura Brasileira; v. 39, n. 3, p. 245-249, 2021-10-01.
Resumo

RESUMO O valor comercial dos tubérculos de batata é afetado pelos danos causados por Diabrotica speciosa, cujas larvas fazem orifícios na casca dos tubérculos e túneis internos. A estimativa dos danos aos tubérculos de batata é geralmente realizada avaliando os danos externos, em detrimento dos túneis de alimentação causados por larvas. Assim, propomos um método para estimar os danos de D. speciosa, considerando os aspectos externos e internos dos tubérculos separadamente. Para tanto, plantas de batata cv. Ágata foram cultivadas sob diferentes infestações de larvas, medindo-se a área ocupada pelos buracos e o volume dos túneis de alimentação internamente, relacionando esses dados com a área total e o volume do tubérculo. A metodologia utilizada permitiu caracterizar o aumento dos danos nos tubérculos com maior infestação de larvas. A correlação entre os danos internos e externos causados por larvas de D. speciosa não foi significativa, indicando que o dano externo por si só não é um parâmetro adequado para o diagnóstico da qualidade geral do tubérculo. No entanto, o método aqui proposto fornece informações sobre o volume de polpa consumido pelas larvas, a extensão das galerias formadas e o volume relativo de danos em relação ao tubérculo total. Além disso, o método aqui proposto contempla uma análise mais precisa da área externa danificada pela herbivoria em relação à área total do tubérculo, o que não é comumente considerado em estudos de estruturas de plantas subterrâneas. (AU)

Processo FAPESP: 14/50871-0 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência Tecnologia de Semioquímicos na Agricultura
Beneficiário:José Roberto Postali Parra
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático