Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Investigação numérica sobre slim floors: análise comparativa das tipologias ASB e CoSFB

Texto completo
Autor(es):
Tainá Mascarenhas Borghi [1] ; Lucas Antônio Morais Oliveira [2] ; Ana Lucia Homce de Cresce El Debs [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
[2] Universidade São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
[3] Universidade São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. IBRACON Estrut. Mater.; v. 14, n. 4 2021-05-21.
Resumo

resumo: Estruturas mistas inovadoras vêm sendo intensamente estudadas para atender as demandas da construção civil. Um exemplo de tais estruturas é o piso misto de pequena altura, composto por lajes de concreto ou mistas, posicionadas na altura de vigas de aço, reduzindo a altura total do piso. No Brasil, os estudos sobre esse sistema ainda são iniciais e, devido à falta de experiência e de códigos normativos nacionais, ele é pouco utilizado na construção civil brasileira. Devido às inúmeras combinações possíveis entre lajes e vigas de aço, o sistema apresenta diferentes tipologias. Este artigo apresenta uma investigação numérica sobre duas tipologias de piso misto de pequena altura, sendo elas Asymmetric Slimflor Beam (ASB), composta por uma viga I assimétrica, e Composite Slim-Floor Beam (CoSFB), composta por uma viga assimétrica com pequenas aberturas na parte superior da alma. Uma análise numérica não linear em elementos finitos foi realizada com o software ABAQUS, e os modelos numéricos das tipologias ASB e CoSFB foram calibrados a partir de resultados experimentais da literatura. Após a calibração, os modelos foram padronizados de acordo com as propriedades dos materiais e dimensões geométricas, como altura e espessura, para a comparação das tipologias. Uma análise paramétrica avaliou a influência de parâmetros do aço e do concreto no comportamento à flexão dessas tipologias. A calibração numérica apresentou alta precisão e bons resultados e a análise numérica comparativa mostrou que as caracteristicas particulares do CoSFB promoveram maior rigidez e capacidade de flexão em relação ao ASB. O estudo paramétrico revelou que os parâmetros do aço exerceram maior influência que os parâmetros do concreto. (AU)

Processo FAPESP: 19/03513-5 - Estudo do comportamento em serviço e na ruína de lajes mistas contínuas protendidas com forma de aço incorporada e concreto leve
Beneficiário:Lucas Antônio Morais Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado