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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação sexual e reprodutiva no puerpério: questões de gênero e atenção à saúde das mulheres no contexto da Atenção Primária à Saúde

Texto completo
Autor(es):
Giovanna Brunna da Silva Justino [1] ; Natália Sevilha Stofel ; Mariana De Gea Gervasio [3] ; Iraí Maria de Campos Teixeira [4] ; Natália Rejane Salim [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de São Bernardo do Campo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Saúde Pública - Brasil
[4] Ufscar. Departamento de Metodologia de Ensino - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 25, 2021-07-19.
Resumo

Estudo qualitativo que teve como objetivo compreender os desafios de profissionais de saúde para a realização de ações de educação sexual e reprodutiva durante o puerpério no contexto da Atenção Primária. Foram realizadas entrevistas com a equipe de saúde de uma Unidade de Saúde da Família em um município do interior de São Paulo. A análise foi conduzida por meio da análise dos sentidos. Evidenciou-se que a discussão de gênero e os aspectos culturais influenciam na forma da abordagem da temática, além de existirem resistências na esfera da gestão, na falta de investimento em recursos humanos e materiais que favoreçam a problematização, e na sensibilização sobre o papel da Atenção Primária para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no período puerperal. (AU)

Processo FAPESP: 19/06191-9 - Educação sexual e reprodutiva no puerpério: desafios no contexto da atenção primária à saúde
Beneficiário:Giovanna Brunna da Silva Justino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica