Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A busca por legitimação na cultura homeopática

Texto completo
Autor(es):
Lenin Bicudo Bárbara [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Tempo Social, revista de sociologia da USP; v. 33, n. 3, p. 71-93, 2022-01-07.
Resumo

Resumo Este artigo se baseia em uma pesquisa documental sistemática dos principais periódicos de homeopatia em circulação no Brasil entre 2002 a 2015. Embora estejamos em condições de saber que os preparados homeopáticos não passam de placebos, a doutrina homeopática goza de um grau considerável de reconhecimento social e institucional no Brasil. Neste artigo, descrevo e analiso as principais estratégias de legitimação usadas por homeopatas para resguardar a doutrina de críticas da comunidade científica. Identifico e discuto duas estratégias antagônicas, que refletem um conflito interno à cultura homeopática: a abordagem cientificista e a culturalista, esta última de especial interesse, por envolver a instrumentalização dos referenciais teóricos das ciências humanas. (AU)

Processo FAPESP: 13/23766-9 - A sociologia no triângulo do humanamente possível: uma contribuição da sociologia para a tematização teórica da ignorância humana, aplicada ao estudo de duas correntes culturais do Brasil atual: a homeopatia e o masculinismo
Beneficiário:Lenin Bicudo Bárbara
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado