Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O duplo fazer dos corpos: envelhecimento, adoecimento e cuidado na vida cotidiana de uma família

Texto completo
Autor(es):
Camila Pierobon [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] CEBRAP. IPP - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pagu; n. 64 2022-03-18.
Resumo

Resumo Em dezembro de 2018, fazia 5 anos que Leonor cuidava sozinha de sua mãe idosa, cega, surda, sem dentes, com câncer em um dos rins e doença de Alzheimer avançada. O envelhecimento de Dona Carmem foi incorporado à vida cotidiana, ao corpo e à mente de sua filha e cuidadora Leonor, que desenvolveu prolapso genital, tendinite e depressão em decorrência do trabalho do cuidado somado ao trabalho doméstico. Neste texto, eu apresento como a relação de cuidado entre mãe e filha, idoso e cuidador, se sobrepõem na vida cotidiana e produzem potência e vulnerabilidade. Ao descrever a vida dessas mulheres, eu mostro o processo de coprodução de corpos por meio do duplo envelhecimento e adoecimento em conexão com um conjunto heterogêneo de doenças que se acumulam com o passar dos anos. Ao mesmo tempo, analiso a coprodução de corpos na relação com processos sociais e temporalidades mais amplas. (AU)

Processo FAPESP: 18/15928-2 - Interstícios: entre a violência masculina do Estado, do tráfico de drogas e da família, um corpo de mulher
Beneficiário:Camila Pierobon Moreira Robottom
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado